San Sebastián, também chamada Donostia, é uma cidade localizada no País Basco Espanhol. Suas praias mais conhecidas – Ondarreta e de la Concha – ficam na Baía de la Concha, conformadas pelos montes Urgull (a leste) e o Igueldo (a oeste).
Em cada ponta da Baía, onde a terra acaba e o mar começa, foram instaladas esculturas monumentais. Essas intervenções humanas, em pontos diametralmente opostos na paisagem, criam uma espécie de pórtico imaginário, um marco de transição entre a terra e a água. Ambas as esculturas foram concebidas por artistas bascos. Na extremidade leste, ao pé do monte Urgull, temos a escultura “Construcción Vacía” (tradução: Construção Vazia), de Jorge Oteiza (1908-2003).
Instalada no Paseo Nuevo de San Sebastián em 2002, ela é uma reprodução em grande escala de uma peça pertencente a uma série de 11 esculturas, que obteve o prêmio na IV Bienal de São Paulo. A localização da obra foi escolhida pelo próprio artista. Composta por duas placas de aço que pesam 12,5 e 10,5 toneladas, a escultura está pousada sobre uma plataforma de concreto revestida em madeira. A escultura de Oteiza se comunica visualmente com o “Peine del viento” (tradução: Pente do vento), que fica do outro lado da baía.
A segunda obra é uma cooperação entre o artista Eduardo Chillida (1924-2002) e o arquiteto Luis Pena Ganchegui (1926-2009). Natural de San Sebastián, Chillida viveu a maior parte da sua vida aqui. Sua escultura “Peine del Viento” (1977) cria um diálogo entre o mar, o vento, o aço e as rochas. Embora seja uma obra ‘site specific’, desenvolvida especialmente para o local, ela faz parte de uma série que ele iniciou em 1952, quando retornou à Donostia após passar alguns anos vivendo em Paris. Ela é composta por peças de dois metros de altura, que pesam aproximadamente 13 toneladas, e foram engastadas nas rochas. Sua instalação contou ainda com a ajuda do engenheiro José Maria Elosegui, pois foi necessária a construção de uma ponte para fixar as peças de aço no local. O arquiteto Luis Pena Ganchegui (1926-2009) foi responsável pelo paisagismo do percurso que leva até o mirante.
Embora as duas esculturas estejam na mesma Baía, elas estão tão distantes que não é possível avistá-las ao mesmo tempo. Ainda assim, essas duas obras de arte dão um novo significado para a paisagem e fazem as pontas da Baía ressurgirem. Achei esse gesto tão belo, que optei por dedicar esse texto especialmente a isso. Ainda assim, a cidade de San Sebastian/Donostia inclui outros pontos de interesse para os amantes da arquitetura. Um bom exemplo é o Auditório e Centro de Conferências Kursaal (1990-99), um projeto de Rafael Moneo.