Em junho, foi celebrado o mês da arquitetura em Roterdã (architectuur maand). Para a ocasião, uma série de instalações e eventos foram programados na cidade. Entre esses, vale destacar o ‘Rooftop Walk’, um percurso de 600 metros, projetado pelo escritório MVRDV, que passava por coberturas de diferentes prédios no bairro de Coolsingel.
O objetivo desta instalação era proporcionar uma reflexão de como as cidades podem se adaptar às mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar, por exemplo. Ao trazer a circulação das pessoas do térreo para a cobertura, torna-se evidente quanto espaço ocioso há nas nossas cidades.
As coberturas, contudo, não são totalmente ociosas. Muitas recebem equipamentos ou instalações como caixas d’água, placas solares e condensadoras de ar condicionado. Ainda assim, são locais que podem ser mais bem aproveitados. Por isso, ao longo desse percurso de cor laranja, foram apresentadas algumas soluções de como esses espaços podem ser utilizados para reter água de chuva, aumentar a área verde na cidade e até mesmo para resolver o déficit de habitação local.
Outro aspecto interessante da intervenção foi proporcionar um novo ponto de vista sobre a cidade. O mesmo aconteceu com a instalação “Het Podium”, outro projeto do MVRDV especialmente para o architectuur maand.
Het Podium era composto por uma escadaria e plataforma cor de rosa pousada sobre o prédio do Instituto dos Arquitetos (Het Nieuwe Instituut) O novo terraço, além de ser um mirante, tinha um café e um palco para a realização de shows e palestras. A proteção aos visitantes era garantida por uma mureta que, em alguns pontos, recebia uma janela baixa que emoldurava determinados ângulos da paisagem.
A construção do Het podium não poderia ter sido em melhor momento, visto que no final de 2021 foi inaugurado o ‘Depot’ do Boijmans, mais um projeto do MVRDV que fica imediatamente em frente ao Instituto dos Arquitetos.
Ainda sobre o MVRDV, a programação do mês da arquitetura incluía também uma exposição do acervo do escritório, no Nieuwe Instituut. A exposição traz maquetes, desenhos, fotos e vídeos com relatos de arquitetos que contribuíram nos projetos. Ela segue aberta à visitação até setembro 2022.