Após o sucesso de público da exposição sobre Niki Saint Phalle, que recebeu mais de 140 mil visitantes no museu les Abattoirs de Toulouse (link para ler sobre a exposição), foi inaugurada em 7 de Abril a exposição “Liliana Porter: le jeu de la réalité” (tradução: Liliana Porter: o jogo da realidade). Trata-se da primeira retrospectiva da artista argentina na França.
Nascida em Buenos Aires em 1941 e radicada em Nova Iorque desde 1964, a obra de Liliana atravessa diversas mídias, como a fotografia, gravura, pintura, escultura, instalações e vídeo. Ela iniciou sua formação na Escuela Nacional de Bellas Artes, em Buenos Aires, e depois passou pela Universidad Iberoamericana, na Cidade do México. A primeira parte da exposição agrupa os seus trabalhos sobre fotografia e a noção do tempo, que ela desenvolveu nos anos 70.
A segunda parte traz as suas instalações, duas das quais foram feitas especialmente para a exposição em Toulouse. Nelas, Liliana cria um jogo de escalas, partindo de pequenas figuras que se deparam com objetos cada vez maiores, como se estivessem diante de tarefas homéricas. Suas instalações partem do micro ao macro, criando uma série de narrativas que aos poucos tomam completamente o espaço. Há um elemento de surrealismo nessas instalações, assim como nos seus videos mais recentes, onde ela reúne brinquedos e peças kitsch coletadas em mercados de pulgas.
Aos que estiverem pela cidade de Toulouse nos próximos meses, recomendo a visita. A exposição segue até 27 de Agosto 2023.