Coulée vert René-Dumont, Paris
03/08/2024

O Coulée Vert é um parque linear de 4,5 quilômetros de extensão entre a praça da Bastilha e o Bosque de Vincennes, no 12º arrondissement de Paris. Considerado por alguns como o equivalente ao Parque ‘High-line’ de Nova Iorque em Paris, o Coulée Vert fica sobre um viaduto por onde passava uma antiga linha férrea que ligava a praça da Bastilha até Varenne-Saint-Maur. A linha foi desativada em 1969.

Conhecido originalmente como ‘promenade plantée’, o parque foi criado em 1988 por Philippe Mathieux e Jacques Vergely. Em 1989, a prefeitura de Paris iniciou uma operação para revitalizar as arcadas sob o viaduto. No total, 71 arcadas foram revitalizadas e hoje elas são ocupadas por um conjunto de ateliês e comércio chamado ‘viaduc des arts’.

Início do ‘Viaduc des arts‘ e escada de acesso ao parque ‘Coulée Vert‘, perto da praça da Bastilha.

Por ser um espaço verde sobre um viaduto, ele se encontra em desnível em relação à rua. Para acessar, portanto, é preciso subir uma escadaria. Existem algumas delas ao longo de sua extensão. Devido à diferença de altura, é possível andar pela Av. Daumesnil sem perceber que há um parque poucos metros acima. Apesar desta distância, nos dias de sol há sempre pessoas caminhando, correndo, ou apenas descansando nos bancos do Coulée Vert.

Mobiliário e paisagismo no Coulée Vert

Ao passear pelo o parque, o visitante adquire um novo posto de vista sobre a cidade. É possível aproximar-se dos prédios do entorno e observar de perto os detalhes arquitetônicos das fachadas.

Prédios do entorno avistados a partir do parque linear

Outro aspecto interessante é observar as adaptações que foram feitas ao longo do tempo para melhor integrar o viaduto às construções do entorno. Alguns exemplos são aberturas de passagens e escadas nos prédios vizinhos.

Escada de acesso ao parque integrada a um prédio residencial adjacente.

O paisagismo do parque inclui canteiros de plantas e flores com espécies variadas, lagos, e ornamentos em ferro pintado de verde, como postes e arcadas.

Paisagismo inclui pergolados em arcos de ferro
Postes em ferro pontuam o paisagismo

 

Paisagismo do parque inclui lagos, postes e canteiros com vegetação.

Uma curiosidade do local é que ele foi cenário do filme ‘Antes do pôr do sol”.  O Coulée vert também foi destacado pelo fotógrafo Sebastião Salgado como um dos seus lugares favoritos na Cidade Luz.

Cena do filme “Antes do pôr do sol”. Fonte: https://www.intofilm.org/films/13142

O Coulée Vert interliga jardins existentes num percurso que inclui túneis, praças, caminhos entre prédios e passarelas até o Bosque de Vincennes. Ele cobre uma área de 3.7 hectares somado a quatro jardins com mais 3.3 hectares, representando uma importante área verde em uma cidade tão densa e mineral quanto a capital francesa.

 

Passarela do jardim passa entre prédios

Recentemente, com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (JOP) de 2024, novos espaços verdes foram criados pela cidade, como um novo jardim em frente à prefeitura (Hôtel de Ville).

Fotos do novo jardim em frente à prefeitura (Hôtel de Ville). Foto tirada em Julho 2025.
Fotos do novo jardim em frente à prefeitura (Hõtel de Ville). Foto tirada em Julho 2025.

A presença de áreas verde em centros urbanos é essencial para a qualidade de vida pois contribui para a diminuição da temperatura no local, para uma maior taxa de absorção da água da chuva e para uma maior biodiversidade.

Referências:

Paris.fr, acesso 15 Junho, 2025.

Sortir à Paris, acesso 15 Junho, 2025.