Eu tive a oportunidade de me hospedar no Hotel Unique em 2014. Algumas coisas devem ter mudado desde então mas ainda assim vale relembrar a visita. O projeto de arquitetura é assinado por Ruy Ohtake e o design de interiores por João Armentano. O projeto data de 1999 e o hotel foi inaugurado em 2002.
O hotel se tornou um ícone na paisagem de São Paulo graças à sua forma inusitada – um arco invertido de aproximadamente 100 metros de comprimento. Há quem diga que a forma lembre uma melancia mas o que eu vejo mesmo é um barco. As esquadrias redondas também remetem às janelas de navios. Nas extremidades do prédio há duas empenas cegas autoportantes de concreto que não possuem função estrutural mas arrematam e trazem leveza à composição.
O edifício possui 2 entradas principais: uma na direita, para o hotel, e no lado oposto, para o restaurante na cobertura e o centro de eventos no subsolo. No térreo foi criado um espaço integrado, de pé direito alto, onde estão agrupados a recepção do hotel, um lounge com biblioteca e um bar. A cobertura de vidro aqui permite que a gente admire o design da torre mesmo do interior do edifício. Daqui também é possível avistar o jardim de pedras, cujo paisagismo é assinado por Gilberto Elkis.
A fachada é revestida por placas de cobre pré-oxidadas e por isso adquire essa cor verde. No corpo do edifício estão concentrados os quartos – um total de 96 unidades. No subsolo, foram agrupados os espaços de eventos, estacionamento e área de infraestrutura. Na cobertura, um restaurante com um terraço descoberto que desfruta de uma bela vista sobre a cidade.
A planta dos andares dos quartos segue o mesmo desenho de curvas. Nos quartos das pontas, o arquiteto recorreu a soluções criativas para adaptar a curva vertical à composição do quarto.
O design dos quartos é belíssimo! No quarto onde ficamos, o banheiro e o espaço de dormir são divididos por uma esquadria de vidro que pode ser fechada ou aberta, integrando o espaço. A janela redonda, cujo diâmetro mede 1,80m, traz um charme especial ao ambiente. A profundidade da parede é grossa, o que permite ao hospede de se sentar rente a janela para apreciar a vista.
O hotel Unique já foi eleito pelo Trip Advisor e o Condé Nast Traveler como um dos melhores hotéis da capital paulista e sua arquitetura não deixa a desejar.