MENÇÃO HONROSA EM CONCURSO DE ESTUDANTES, BARCELONA

Centro Urbano de Transportes Sustentáveis, Barcelona. Menção Honrosa no Concurso de Estudantes Archmedium, de Barcelona.

INSERÇÃO URBANA A área de intervenção é um caso atípico na trama de Barcelona. Uma quadra que foge à tipologia regular do eixample. Atravessada por uma via arterial, ela é caracterizada por sua planta triangular.

PROGRAMA Consideração sobre a importância do projeto em uma escala urbana. Intuito de que este não se restrinja ao lote, mas estabeleça uma maior articulação com o funcionamento do entorno. O posto de reabastecimento, por exemplo, não se reduz à mera função de um posto, mas é transformado em um estacionamento de 350 vagas para o bairro.   Todas as vagas com uma tomada acoplada para recarregar as baterias dos carros.

TIPO Em virtude dos 150 anos do plano do plano urbano de Cerdà, o objetivo é promover uma releitura da tipologia da quadra, reinterpretando os seus princípios diretores. O projeto estabelece uma ocupação total da quadra, concentrando os espaços de vivência e a circulação ao longo do perímetro, organizados em torno de um grande vão central.

ESPACIALIDADE O Centro de pesquisas é tratado como uma extensão do espaço da cidade. O espaço público penetra a construção. Essa continuidade do exterior com o interior é uma síntese do movimento da cidade, um prolongamento do percurso urbano que vem a moldar a espacialidade interna. As rampas são a formalização desse movimento, um espaço fluido que abarca e interliga as variadas atividades realizadas no centro


Ficha Técnica

Autores
Beni Goltsman Barzellai
Guilherme de Barcellos Lozinsky
Mariana Magalhães Costa
Patricia Tinoco

Orientador
Andres Passaro