PROJETO DE LIGHT DESIGN PARA O IED-RIO

O Instituto Europeu de Design (IED-Rio) é uma escola de design com mais de 50 anos de história. Suas unidades, distribuídas por diferentes cidades, oferecem uma metodologia de ensino europeia, voltada para o aprendizado através do desenvolvimento de projetos. Em final de agosto 2017, alunos e ex-alunos dos cursos de Light Design e Design de interiores foram contactados para participar de um coletivo criativo de Light Design. Cerca de 20 alunos participaram do trabalho, sob a orientação das professoras Beti Font e Diana Joels.

Os participantes do coletivo se dividiram em grupos de análise para desenvolver um diagnóstico geral sobre o edifício. Foram analisados os usos, fluxos, a sinalização, a luz natural, o projeto de iluminação existente e a identidade da escola. Foi também realizado um questionário online com alunos, professores e funcionários do IED. Esse diagnóstico foi fundamental para a elaboração do conceito do projeto.

Apesar de ser uma escola europeia, todas as unidades do IED buscam se integrar ao local. Não é de se admirar que aqui a escola optou por fazer a sua sede no bairro da Urca, onde foi fundada a cidade do Rio de Janeiro, e no edifício da antiga TV tupi, o primeiro canal de televisão do brasil, símbolo da comunicação social. O conceito do projeto de light design, portanto, está atrelado a essa troca entre o IED e a Cidade do Rio, e a transformação resultante dessa experiência.

Os diversos ambientes da escola foram repensados seguindo conceitos de transformação e viagem. Após definidas as soluções, os alunos se debruçaram sobre a especificação das lâmpadas e luminárias. Com auxílio do programa Dialux, foram confirmadas as quantidades e posicionamento das luminárias, de forma a atender as exigências normativas.


Ficha Técnica

Participantes
Andrea Abreu de Oliveira
Claudia Joviano
Giselle Haubrich
Isabel Dain
Jac Carrara
Marcelo Ribeiro
Mariana Magalhães Costa
Mariane Simão
Patrícia Accorsi
Samara Mancebo Lerner

Coordenadoras
Beti Font
Diana Joels

Colaborador externo
Gabriel Vinagre