PRISÃO EM UMA PLATAFORMA NO OCEANO PACÍFICO, Concurso [AC-CA]

“Diferentes doenças exigem diferentes tratamentos médicos. O mesmo conceito aplica-se à punição criminal”. Michel Foucault.

O programa é dividido em 2 andares. Os espaços foram organizados em uma estrutura de anel, em torno de uma torre de controle. Esta composição, influenciada pelo modelo Panóptico de Jeremy Bentham, permite um controle total sobre a sede 24h ao dia. Há uma sensação de constante observação e vigilância.

As células são voltadas para fora e são todas bem iluminadas e ventiladas – isso é de extrema importância sobretudo pelo ponto de vista higiênico e sanitário, para prevenir a disseminação de doenças.

No telhado há um imenso jardim e espaço de atividades, onde as tarefas são divididas de acordo com os programas, cada um correspondente a um crime específico e, portanto, a um determinado programa de recuperação.

Embora o projeto seja inspirado no modelo tradicional de Bentham, a grande inovação da Prisão do Pacífico reside na preocupação com o processo de redenção do indivíduo. A prisão como uma unidade de recuperação.


Ficha Técnica

Autores
Mariana Magalhães Costa, Gustavo Andrade