Chiharu Shiota no SESC Pinheiros
07/01/2016

Aos que estiverem em São Paulo essa semana, ainda dá tempo de conferir a exposição “Em Busca do Destino” no SESC Pinheiros, que traz 3 intervenções da artista japonesa Chiharu Shiota.  Shiota já foi assunto aqui no blog com a sua belíssima intervenção para a Bienal de Arte de Veneza 2015. A exposição termina domingo, dia 10 de Janeiro.

“Em busca do destino”, que é a primeira exposição da artista no Brasil, traz uma reflexão sobre a vida que poderia ter sido. Shiota diz que sua família cogitou se mudar do Japão para o Brasil e que ela facilmente poderia ter nascido aqui.  Ao andar por São Paulo, especialmente pelo bairro da liberdade, ela procurou imaginar a vida que poderia ter sido.

Sapatos foram doados pelas pessoas

A memória é um tema recorrente na obra da artista.  Ela utiliza objetos antigos e do cotidiano – cartas, malas e sapatos – objetos que, segundo ela, estão repletos de histórias e sentimentos.

Intervenção com malas antigas penduradas sobre a escada rolane

Suas intervenções contaram com a participação da população, que se dispôs a doar sapatos e a escrever as cartas de agradecimento que foram utilizadas na instalação principal.  Embora cada obra ocupe o espaço de uma maneira diferente e seja composta por elementos distintos, todas elas tem um fio condutor em comum, uma linha de lã que liga os objetos entre si.  Essas linhas enaltecem a relação entre os objetos e também agem como estrutura da obra.

“Cartas de agradecimento”. A composição de linhas gera corredores.