Inaugurada em Abril de 2014, a exposição “Transarquitetônica” trás uma intervenção do artista brasileiro Henrique Oliveira para o anexo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Ao artista, coube o desafio de criar um objeto que se articulasse com o espaço projetado pelo grande mestre da arquitetura brasileira, Oscar Niemeyer.
O objeto estabelece um percurso, envolvendo o indivíduo e explorando a relação entre o corpo e o espaço. Adentramos a obra por um único acesso que, em um primeiro momento, nos apresenta um espaço ortogonal de formas puras e paredes brancas; um racionalismo característico do modernismo, presente na obra do próprio Oscar. Conforme seguimos neste corredor, o espaço começa a ser desfragmentado, expondo a materialidade por trás do revestimento imaculado. Vemos a crueza do bloco de concreto, seguido por tijolos e paredes de barro, revelando diferentes métodos construtivos, até que finalmente chegamos à característica estrutura de madeira de Henrique Oliveira. Nesse momento, o percurso único e contínuo é destrinchado em múltiplos caminhos. Deparamo-nos com uma estrutura completamente labiríntica. A distinção entre piso, parede e teto deixa de existir. O corredor torna-se um túnel, com emolduramentos orgânicos, variações de pés direitos e elevações no piso. Eventualmente, saímos por buracos na casca do objeto, de onde podemos então visualizar a escultura de fora. Num movimento de retorno às origens, as terminações da escultura se assemelham às formas de galhos e raízes.
A seguir, uma sequência de fotografias que retrata essas transições.